Bizarrices

Asgardia, a primeira ‘nação espacial’ vem aí!

Um russo está liderando um projeto para construir a primeira nação no espaço, e já estão abertas as inscrições para quem quer fazer parte dessa nacionalidade

Igor Ashurbeyli, um russo da Rússia, membro da Unesco, quer criar um lugar fora da Terra e independente de qualquer país. Já batizou de Asgardia, e disse que isso protegerá a Terra de ameaças como asteroides ou lixo espacial, e assegurará também a paz mundial, ou melhor, a paz na galáxia, conforme falou numa conferência recente na França!

Batizada de Asgardia (uma referência a Asgard, que na mitologia nórdica é a morada dos deuses), a nação espacial tem a pretensão de se tornar um país-membro das Nações Unidas, com sua própria bandeira, hino, governo e embaixadas. Segundo o site lançado para explicar o projeto a nova nação irá oferecer “uma plataforma independente, livre das limitações das leis nacionais terrestres. Será um espaço em órbita verdadeiramente ‘terra de ninguém’”.

Asgardia ainda é uma iniciativa com poucos objetivos práticos, sem nada de concreto. Consiste na intenção de lançar um satélite entre 2017 e 2018, mas ninguém sabe quem construirá a bagaça e nem de onde será lançada. Mas o site já está cadastrando os interessados em obter a cidadania asgardiana. De verdade mesmo os malucos só tem um site com notícias espaciais. Muito diferente do  Elon Musk e seu projeto viável de colonização marciana.

Parece que um dos objetivos desse projeto é rediscutir as leis que regulam a ocupação do espaço. Atualmente, o Tratado do Espaço Exterior (Outer Space Treaty), a lei espacial internacional que regula a exploração e utilização do espaço, como a Lua e outros corpos celestes, afirma que a responsabilidade pelos objetos enviados ao espaço é do país que os enviou. Segundo Ashurbeiyli, contudo, Asgardia seria responsável por seu próprio lançamento e iria ampliar o acesso à tecnologia espacial a países que não têm agências espaciais ou profissionais experientes na área da astronomia.

A grana para essa empreitada deverá vir de uma vaquinha (crowdfunding), e a pretensão é de ter uma população de 100 mil pessoas morando lá.

Só prá ter uma ideia: a Estação Espacial internacional, ISS, que está em órbita, custou aproximadamente 150 bilhões de dólares, demorou 13 anos para ser concluída e tem acomodação para nove pessoas. Quanto é que custará o Minha Casa Minha Vida do espaço?

Aqui entre nós só, porque não quero magoar o russo, isso não tá parecendo coisa séria.

Mas se é para ter paz na galáxia, onde é que eu deposito minha doação?

Pode ser em cheque, seo Ashurbeyli?

Comentários

comentários

Clique para add um comentário

Comentaí

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bizarrices

More in Bizarrices

deaddancer

Dançarino morre no palco e plateia aplaude

Desce a Letradezembro 5, 2016
japa

Japonês roubou a carteira do presidente durante entrevista de emprego

Desce a Letranovembro 23, 2016
ovo

Apanhou por tentar pagar prostituta com ovo cozido

Desce a Letranovembro 22, 2016
macaco

Macaco malandro causa a morte de 16 pessoas e mais de 50 feridos

Desce a Letranovembro 21, 2016
geiser

O cara que foi dissolvido

Desce a Letranovembro 18, 2016
cabra

O homem que transou com a cabra, a vaca e o frango

Desce a Letranovembro 8, 2016
falling

Australiano perdido, filipina voadora e macaco croupier

Desce a Letranovembro 4, 2016
vela

Acendeu vela prô anjo e explodiu a casa

Desce a Letraoutubro 31, 2016
gigigi

Leite de barata, terrorista e namorada da namorada

Desce a Letraoutubro 28, 2016

O Giro de Quinta virou blog! As notícias do Giro Pop e do Giro de Quinta apresentadas pelo Cauê Moura no canal Desce A Letra viraram o BLOG GIRO DE QUINTA!

Notícias do mundo pop, notícias bizarras e material exclusivo do blog.

 

 


Hospedado por


Desenvolvido por

Copyright © 2016 Zebra Zumbi - Notícias do Giro de Quinta por Desce a Letra.